Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 15 de julho de 2007

Acontecimento no ano de 1720

  • Emigração para o Brasil sob controle

Foi só a partir da descoberta do ouro em 1695 em Minas Gerais, que se começou a observar o fenómeno dum progressivo povoamento do interior do Brasil à custa do abandono dos engenhos situados no litoral e do surto de emigrantes que saíam de Portugal com destino ao Brasil.


A partir do século XVIII a emigração portuguesa no Brasil alcança números jamais alcançados, naturalmente que o grande número de pessoas que demandavam o Brasil, faziam-no pela miragem da descoberta do ouro, mas obviamente que o desenvolvimento económico do Brasil, também se deveu ao surto de evolução do tecido urbano com o aparecimento de pequenos comerciantes que faziam crescer as ofertas de emprego.

A emigração açoriana para a Região Sul do Brasil, foi exemplo da situação referida pois, esses colonos portugueses fixaram-se predominantemente ao longo do litoral, onde fundaram pequenas vilas e lugarejos, vivendo da produção de trigo e da pesca.

A maior parte da emigração contudo, foi de pessoas originárias do Minho.

Inicialmente a Coroa Portuguesa incentivou a ida de minhotos pobres para o Brasil, que se fixaram principalmente na região de Minas Gerais e na Região Centro-Oeste do Brasil.

Porém, a emigração tomou proporções altíssimas, e a Coroa passou a controlar a ida de portugueses para o Brasil, proibindo a saída sem passaporte, com o intuito de estancar o despovoamento do reino.Cujos números andariam nessa altura pelas 8 a 10 mil saídas anuais.

A língua portuguesa tornou-se então dominante no Brasil em substituição ao tupi-guarani.
  • Setembro,08-Nasceu o infante D.José filho ilegítima de D.João V e de Madre Paula freira em Odivelas.
D. José nasceu. em Lisboa e faleceu na mesma cidade, a 31 de Julho de 1801. Está sepultado no Mosteiro de S. Vicente de Fora), filho da Madre Paula, freira em Odivelas. Foi doutor em Teologia pela Universidade de Coimbra e inquisidor-mor em 1758. Esteve desterrado no Buçaco, com seu irmão D. António, de 1760 a 1777, por ordem do Marquês de Pombal.

Para ler mais sobre os amores cladestinos de D.João V clicar em

D.João V-Um rei absolutamente ... freirático
  • Dezembro,8-É fundada a Academia Real de História
Fundada por decreto a Academia destinada a recriar a História de Portugal, eclesiástica e civíl. D.Manuel Caetano de Sousa foi o primeiro presidente.

A Academia teve a sua primeira sessão, numa sala do paço dos duques de Bragança, que o rei mandara mobilar luxuosamente para esse efeito. A Academia devia ter um director e quatro censores. Foi o 1.º director D. Manuel Caetano de Sousa, e os 4 primeiros censores os marqueses de Alegrete, de Fronteira e de Abrantes, e o conde da Ericeira, sendo o 1.º secretário o conde de Vilar Maior. Nessa sessão de 8 de Dezembro de 1720 estiveram presentes 31 académicos, que eram os que até essa data se achavam eleitos


Sem comentários: