- Inicio da guerra dos Mascates
Esta designação refere ao nome que os brasileiros de Olinda, davam aos portugueses negociantes que habitavam o Recife.Rivalidades e divergências políticas, entre lealista(que defendiam a autoridade real) e separatistas, levaram a violentes conflitos.Problema que se resolverá no ano seguinte com a chegada dum nono governador Félix de Mendonça.
- Agosto,16-Ataque a vários pontos do litoral brasileiro por uma esquadra francesa comandada por Duclerc. Rio de Janeiro é cercado.
No contexto de hostilidades entre a França e a Inglaterra, o rei Luís XIV de França autorizou o corso aos domínios ultramarinos de Portugal, tradicional aliado dos britânicos. Por essa razão, Jean-François Duclerc, no comando de seis navios e cerca de 1 200 homens, surgiu na barra da baía de Guanabara hasteando pavilhões ingleses como disfarce. As autoridades no Rio de Janeiro, alertadas pela Metrópole, já aguardavam a vinda do corsário francês, razão pela qual o fogo combinado da Fortaleza de Santa Cruz da Barra e da Fortaleza de São João repeliu a frota que tentava forçar a barra.
(retirado de Wilkipédia)
(retirado de Wilkipédia)
2 comentários:
Adoro o teu blog!! Pois demonstras ter muitos conhecimentos e eu adoro partilhar isso com pessoas como tu...
Sabes que mais do que os eventuais conhecimentos o que conta é a vontade que se tem de aprender.
E ao aprender tentar partilhar.
Se quiseres colaborar avança.
Inquire, questiona critica faz o que te apetecer
Luís Maia
Enviar um comentário