Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Retrato de D.João V por Pedro Rodrigues


Este desenho hoje recebido, que me foi enviado pelo amigo Pedro Rodrigues, reflecte na perfeição o meu entendimento do que pretendo  este blogue  assuma.

Não um espaço doutoral de "educação de massas", título para o qual não me acho competente, mas um espaço ao dispor de toda a gente que queira colaborar.

As únicas condições  requeridas, são naturalmente e em primeiro lugar, se garanta o requisito mínimo de credibilidade, por forma a que se não torne este espaço inútil.

Em segundo lugar que os factos aqui referidos estejam datados, entre as datas da vigência do reinado neste caso de D. João V, entre os anos de 1707 e 1750, ano da sua morte.

As matérias aqui referidas, não necessitam de versar exclusivamente a História de Portugal, qualquer matéria acontecida no espaço cultural europeu ou não, tem sempre interesse  ser referido. Por esta razão este blogue não fechará portas, nem se considerará esgotado com a morte de D. João.

O meu email encontra-se anunciado no meu perfil  e desde já agradeço, todas as questões que me queiram colocar, ou colaboração que entendam por bem enviar.

Naturalmente que o que aqui digo no que ao âmbito do conteúdo da matéria a utilizar neste  blog, é extensível a todos os outros "blogues reais" que tenho em aberto

Voltando á pintura  remetida pelo amigo Pedro Rodrigues que me disse  tratar-se "duma pinturinha que fiz em tempos d el-rei D. João V , inspirado nos retratos de Louis XIV feitos por Rigaud em 1710 ou 1715", lhe digo que acho muito interessante e aproveitando  a sua autorização para a publicar, assim farei como terá ocasião de observar.

Os meus agradecimentos

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pelas notas históricas e pela bela pintura aqui presente. Verdadeiramente agradecido.