Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Acontecimentos no ano de 1710 (II)

  • Fevereiro,17-Criação duma Companhia de Comércio com Macau.
Até este ano de 1710 o comércio com Macau, assim como o de Moçambique e Timor, era incluído no do Estado da Índia, mas foi então decidido que o comércio de Macau se faria "em direitura" com Lisboa, sem passar por Goa.

Assim nesta data foi emitido um alvará, dirigido ao provedor, aos deputados da Mesa do Espírito Santo da Pedreira e aos homens de negócio que compunham a Mesa do Bem Comum do Comércio, contendo as condições para o estabelecimento da Companhia de Comércio de Macau, concedida pelo rei D. João V, pelo prazo de dez anos.


  • Junho,08-Guerra da sucessão de Espanha-Miranda do Douro cai em poder de forças espanholas.
A cidade foi tomada à traição e a sua guarnição aprisionada. O crime foi perpetrado pelo sargento-mor Pimentel que era o governador da praça, entregou-a ao marquês de Bay pela quantia de 600 dobrões.

  • Agosto,17-Morte do Padre Manuel Bernardes.

O Padre Manuel Bernardes, da Congregação do Oratório de S. Filipe de Néri. nasceu e morreu em Lisboa.

De acordo com a sua condição de sacerdote, sempre utilizou a ficção como instrumento de doutrina, girando sempre contudo em redot de acontecimentos verídicos, que sustentavam a eventual fantasia literária.
Em consequência as suas narrativas apenas são contos por acidente de propósito moralizante único.

São de Mendes dos Remédios as palavras seguintes a propósito da comparação entre António Vieira e Bernardes [...] distanciaram-se na prédica como na vida. Vieira foi um lutador; a sua vida prende-se por mais de um laço à história política de Portugal; Bernardes viveu o melhor e maior tempo da sua vida — 36 anos — entregue à meditação e à redacção dos seus livros na pobre cela da Congregação do Oratório. Lendo-os com atenção, escreve

Ou segundo António Feliciano de Castilho, sente-se que Vieira, ainda falando do Céu, tinha os olhos nos seus ouvintes e Bernardes, ainda falando das criaturas, estava absorto no Criador. Vieira vivia para fora, para a cidade, para a corte, para o mundo; Bernardes, para a cela, para si, para o seu coração.

A coleção das obras do Padre Manuel Bernardes compreende dezenove volumes, entre os quais se contam os Sermões e Práticas, os Exercícios Espirituais e Meditações da Vida Purgativa, Os Últimos Dias do Homem, os Tratados Vários, em cujo 2º tomo entra o Pão Partido em Pequeninos, alguns opúsculos e as suas melhores obras, Luz e Calor e a Nova Floresta. Durante o largo período em que viveu na Congregação do Oratório, o Padre Bernardes não cessou de trabalhar, até perder a vista e a lucidez dois anos antes de morrer.

3 comentários:

Anónimo disse...

Wonderful report along with to the point. I don't know should this be in truth where need to nevertheless will you many people have just about any thoughts on where you get several professional writers? Thanks upfront.
Also visit my web page Remedies For Genital Warts

Anónimo disse...

Dang, I recently entered a good along with in depth thoughts, however,
if Cleaning it once a to help upload it our Internet Explorer crashed.
Could it have been somehow preserved and also should i redo them?
Also visit my web blog :: Remove Genital Warts

Anónimo disse...

Deb… The statistics I personally observed just lately were a tad
different… (can’t recall where by I personally found
these.)
Here is my webpage Www.zuneauto.Com