Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Casa de Mateus-O risco barroco de Nasoni


Não se sabe exactamente a data do início da construção deste solar barroco, com certeza um dos mais representativos do norte de Portugal situado a cerca de 5 km de Vila Real, sabendo-se que em 1760 estavam concluídos os alicerces e as paredes.

O projecto é de Nicolau Nasoni e foi mandado erigir por António José Botelho Mourão.


O Palácio está inserido numa quinta pelo que até os exteriores, onde se pode admirar um lago com nenúfares, uma escultura de João Cutileiro e canteiros de flores lindíssimas, são de encantar.


Edificado na primeira metade do séc. XVIII, com risco de Nicolau Nasoni, o Palácio Mateus rodeado de belos jardins inseridos numa vasta quinta é considerado um dos expoentes máximos da arquitectura civil do barroco em Portugal.


O belo mobiliário interior também ao gosto da época,com os tectos e as sanefas feitos em castanho trabalhado,pintura dos séculos XVII e XVIII, objectos de prata, cerâmica e uma biblioteca onde avulta uma edição notável de Os Lusíadas.


Integra-se no conjunto do solar, uma biblioteca e um museu e uma capela.

Actualmente o Palácio de Mateus é propriedade da Fundação da Casa de Mateus, que tem desenvolvido uma intensa actividade cultural nomeadamente nas áreas da música, da literatura e das artes plásticas, organizando festivais, cursos, seminários e exposições. Neste âmbito destacam-se os "Encontros de Música da Casa de Mateus" que se realizam todos os anos durante os meses de Verão.

Sem comentários: