Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 27 de outubro de 2007

Acontecimentos no ano de 1711(I)



(Ilha das cobras ao fundo a ponte Rio-Niteroi)

  • Julho,11-A vila de São Paulo no Brasil ascende a cidade.
Desde 1681 que S.Paulo era considerada cabeça de Capitania, incluíndo um território muito mais vasto que o do actual Estado. Território muito vasto obrigou a uma reorganização que correspondeu também a que se desmembrasse a capitania para melhor o controle sobre a região de Minas Gerais.

  • Setembro,11-René Duguay-Trouin, corsário francês, chega ao Rio de Janeiro com 18 navios e uma tropa de 5000 homens. Começando por ocupar a ilha das Cobras junto ao Rio.
Na sequência deste ataque Rio de Janeiro, virá a capitular em Outubro. Porém a tomada da fortificação desta ilha, viria a justificar a necessidade de construção duma outra fortificação nesta ilha da Baía de Guanabara, o que veio a acontecer.
  • Outubro-Guerra da Sucessão de Espanha-Cerco a Campo Maior pelo marquês de Bay a praça não foi ocupada.
Em 1712, o Castelo de Campo Maior vê-se cercado por um grande exército espanhol comandado pelo Marquês de Bay, o qual durante 36 dias lança sobre a vila toneladas de bombas e metralha, tendo conseguido abrir uma brecha num dos baluartes; o invasor ao pretender entrar por aí, sofreu pesadas baixas que o obrigaram a levantar o cerco. (retirado de Wilkipédia)
  • Dezembro,12-Nascimento de Maria Bárbara Xavier Leonor Teresa Antónia Josefa,filha de D. João V, que mais tarde viria a casar com o príncipe das Astúrias

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Acontecimentos no ano de 1710(I)


  • Inicio da guerra dos Mascates
Esta designação refere ao nome que os brasileiros de Olinda, davam aos portugueses negociantes que habitavam o Recife.Rivalidades e divergências políticas, entre lealista(que defendiam a autoridade real) e separatistas, levaram a violentes conflitos.Problema que se resolverá no ano seguinte com a chegada dum nono governador Félix de Mendonça.

  • Agosto,16-Ataque a vários pontos do litoral brasileiro por uma esquadra francesa comandada por Duclerc. Rio de Janeiro é cercado.
No contexto de hostilidades entre a França e a Inglaterra, o rei Luís XIV de França autorizou o corso aos domínios ultramarinos de Portugal, tradicional aliado dos britânicos. Por essa razão, Jean-François Duclerc, no comando de seis navios e cerca de 1 200 homens, surgiu na barra da baía de Guanabara hasteando pavilhões ingleses como disfarce. As autoridades no Rio de Janeiro, alertadas pela Metrópole, já aguardavam a vinda do corsário francês, razão pela qual o fogo combinado da Fortaleza de Santa Cruz da Barra e da Fortaleza de São João repeliu a frota que tentava forçar a barra.

(retirado de Wilkipédia)

domingo, 14 de outubro de 2007

Acontecimentos ano de 1709

Acontecimentos em Portugal

  • Abril-Necessária autorização régia para se fundarem novos conventos no Brasil

Para ler mais sobre a Passarola ver aqui.
  • Maio,07-Batalha do Caia-Tropas portuguesas são derrotadas perto de Badajoz.
  • Novembro,09-Instituição na Capela Real da Irmandade do Santíssimo Sacramento tornando-se o rei juiz perpétuo.
D. João V, mal subiu ao trono, aceitou ser Juiz da Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora dos Mártires, em favor da qual fixou uma renda.

Pela sua importância religiosa e pastoral não admira que já nos finais do século XIV, o Papa Urbano XIV havia elevado a igreja de Nossa Senhora dos Mártires à dignidade de Basílica.

Esta igreja existe em Lisboa, na zona conhecida como o Chiado.

Quando da tomada de Lisboa, D.Afonso Henriques fez um voto que de imediato cumpriu quando as portas da cidade se abriram, em 25 de Outubro de 1147, quatro dias após a rendição do governador muçulmano, edificar em honra da Santíssima Virgem um templo onde o povo de Lisboa pudesse venerar aquela sagrada imagem e que permanecesse como memória, para os vindouros, da protecção prestada pela soberana Rainha àqueles valentes soldados que, movidos pela fé cristã, animados pela esperança e abrasados pela caridade, de forma humanamente inexplicável, dado o poderio das forças infiéis, dilataram o reinado de Cristo e conquistaram a cidade de Lisboa.
  • Novembro,25-Decreto que proíbe a emigração para o Brasil.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Ano de 1708



*Julho,09-Viena de Áustria-Casamento por procuração de D.João V com D.Maria Ana
A rainha D.Maria Ana da Áustria-07

*Outubro,27-Desembarca em Lisboa a Rainha D.Maria Ana


*Fome generalizada no reino-Devido a uma sucessão de maus anos agrícolas entre 1707 e 1711, que resultou na escassez de trigo e outros cereais e respectiva subida de preços.Que motivou vários motins com o de Abrantes neste ano.


quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Acontecimentos no ano de 1707

  • 25 de Abril-Batalha de Almansa

As forças do arquiduque Carlos que incluem os contingente portugueses sofrem pesada derrota, pelo exército franco-espanhol do duque de Berwick, que conduz a ofensiva em nome de Filipe V de Bourbon, que recupera o controlo sobre grande parte de Espanha incluindo Madrid.
  • Abril-Diogo de Mendonça Corte Real é nomeado secretário de Estado
D. João V logo em Abril de 1707 nomeou Diogo de Mendonça Corte Real seu secretário de Estado, mandando-lhe passar a respectiva carta em 27 do mesmo mês. 0 distinto diplomata conservou-se no ministério até falecer, prestando sempre importantes serviços, principalmente nas difíceis negociações do tratado de Utrecht, onde Portugal correu sério risco de ser sacrificado

  • 26 de Maio-Capitulação de Serpa às forças do Duque de Ossuna.
Ver explicação sobre a Guerra da Sucessão de Espanha clicando
  • 27 de Junho-Assinado em Viena o tratado de casamento de D.João V com D.Maria Ana da Austria
O Casamento de D. João V foi negociado em 1708. Os dois noivos eram primos direitos, por serem irmãs a Rainha D. Maria Sofia de Portugal e a Imperatriz Leonor Madalena, respectiva mães de Sua Majestade o Rei de Portugal e da Sereníssima Arquiduquesa da Áustria.

Inaugurando o estilo faustoso da diplomacia de D. João V, Portugal procurava com o casamento uma aproximação aos outros membros da Grande Aliança. D. João V enviou um luxuosa embaixada à capital imperial, chefiada pelo Conde de Vilar Maior, Fernão Teles da Silva, que chegou a Viena a 21 de Fevereiro desse mesmo ano. A 6 de Junho, dia do Corpo de Deus, fez-se a entrada pública da embaixada portuguesa para o pedido da Arquiduquesa